É uma preocupação desta associação de pais a segurança de todos os alunos e de todos os que trabalham neste estabelecimento de ensino (docentes e não docentes).
Desta forma, e na medida do que nos for possível iremos envidar todos os esforços para resolver algumas das situações que consideramos urgentes neste estabelecimento de ensino.
Neste seguimento e porque na escola, desde há muito, encontra-se um muro em risco de derrocada temos vindo a alertar a Direção da Escola para a resolução desta situação (podem ver o estado do muro na galeria de fotos)
Perante a permanência desta situação e porque tratando-se de um acesso ao pavilhão onde os nossos filhos praticam Educação Física, e por isso passam por ali diariamente, chamámos a nós a resolução deste assunto e, dando conhecimento à Direção Escolar, enviámos email, conforme vos damos conhecimento, à Proteção Civil de Mafra e à Câmara Municipal de Mafra, Departamento de Obras e Urbanismo.
Porque a responsabilidade de toda esta situação é, igualmente da Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL) efetuámos vários telefonemas na tentativa de resolução deste assunto. Lamentavelmente, fomos sempre direcionados para o Departamento de Obras da Câmara Municipal de Mafra.
Informamos todos os Pais de que não iremos descurar este assunto e iremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para resolver esta situação o quanto antes. Estamos em contínuo contato com a Direção da Escola informando-nos, mutuamente, do desenvolvimento deste assunto.
Porque temos o dever de informar todos os Pais de tudo aquilo que diz respeito aos nossos filhos e ao estabelecimento de ensino que frequentam, fica o compromisso de que vos iremos facultando notícias sobre os próximos passos no respeitante à segurança e à salvaguarda da integridade física de todos os que diariamente e obrigatoriamente passam por um muro em risco iminente de queda.
Estamos ao vosso inteiro dispor para vos prestar qualquer esclarecimento adicional sobre este ou outro assunto.
Email enviado:
----- Mensagem encaminhada de apeb23pal@sapo.pt -----
Data: Tue, 30 Oct 2012 14:57:32 +0000
De: apeb23pal@sapo.pt
Assunto: Fwd: Pedido de intervenção URGENTE
Para: pcivil <pcivil@cm-mafra.pt>
----- Mensagem encaminhada de apeb23pal@sapo.pt -----
Data: Mon, 29 Oct 2012 16:01:31 +0000
De: apeb23pal@sapo.pt
Assunto: Fwd: Pedido de intervenção URGENTE
Para: pcivil <pcivil@cm-mafra.pt>
Exmo. Senhor Responsável pelo Serviço de Proteção Civil de Mafra,
Vem desta forma a Associação de Pais da Escola EB 23 Professor Armando de Lucena, respeitosamente, partilhar e reforçar a sua grande preocupação face a um assunto da maior gravidade e que urge resolver de forma a garantir a segurança de todos os que diariamente frequentam este estabelecimento de ensino.
Como decerto, é do vosso conhecimento, uma vez que tivemos conhecimento de que na sequência de contato estabelecido convosco pela Direção da Escola, existe no recinto interior deste estabelecimento de ensino um muro que se encontra prestes a ruir. Este muro está situado em local de passagem obrigatória entre a escola e o pavilhão gimnodesportivo representando perigo iminente para os cerca de 500 alunos que diariamente ali passam e para todos os funcionários e docentes.
Estamos certos de que compreendem a nossa preocupação que, não é nada mais, nada menos, do que reflexo daquela que é a preocupação de todos os pais cujos filhos frequentam este estabelecimento de ensino.
Não compreendemos a razão pela qual as entidades com competências na gestão escolar municipal nada fizeram até, ao momento, para repor a normalidade dentro do estabelecimento de ensino e garantir a segurança de todos os que a frequentam apesar de conhecerem esta necessidade. Este assunto já foi, inclusivamente, alvo de reuniões com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Eng.º José Ministro dos Santos, e com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Malveira, Sr. Joaquim Ribas da Costa.
Apelamos à vossa atuação no sentido de que este assunto seja rapidamente resolvido. Estamos em pleno Outono, as chuvas já tiveram início o que poderá acelerar a queda do muro em questão pelo que solicitamos que sejam tomadas as medidas adequadas à prevenção de um possível acidente cuja responsabilidade faremos questão de imputar.
Estamos disponíveis para prestar quaisquer esclarecimentos em conjunto, com a direção escolar, e acompanhar uma visita vossa ao local. Nesse sentido, solicitamos que nos contatem de modo a acompanharmos o desenvolvimento deste assunto e mantermos informados todos os pais que, junto de nós, têm apelado à resolução desta questão.
Junto se anexam algumas fotos do muro em ruína que corroboram o descrito.
Sem outro assunto, os melhores cumprimentos.
Os membros da Associação de Pais da Escola EB 23 Professor Armando de Lucena
Malveira, 26 de Novembro de 2012
—————