O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, culminou, nos dias de hoje, com uma forte pressão exercida sobre os recursos naturais.
Actualmente é comum a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, entre muitas outras formas de agressão do meio ambiente.
Torna-se clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas económicas, com reflexos positivos evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.
A Educação Ambiental constitui-se assim numa forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
Separar quando e porquê?
É um tema que continua bastante actual e que nunca é demais relembrar. Uma missão universal que todos nós temos que levar a cabo diariamente, contribuindo para a preservação e protecção do ambiente! Apostar na separação adequada dos resíduos que produzimos, garante que estes serão reencaminhados para tratamento e destino final adequado, salvaguardando a saúde pública e o ambiente.
Separar o nosso lixo é cuidar de todos nós!
Saiba como separar consultando o código de reciclagem codigoreciclagem.pdf (133,6 kB)
COLABORE!
DIA 22 DE ABRIL - DIA DA TERRA
A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade justa, sustentável e pacífica.
Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo: respeitar a natureza e os direitos humanos, providenciar para que todos tenham o que necessitam para viver e empenhar-se para viver sempre em paz e harmonia.
Defende a ideia de sermos CIDADÃOS do PLANETA, de nos importarmos com todo e qualquer ser vivo e com o presente e o futuro da Terra.
Todos os povos da Terra são irmãos e partilham a responsabilidade de preservar e melhorar o mundo em que vivemos.
Conheça aqui a versão infantil Carta%20da%20Terra.pdf (2,1 MB)
Conheça os princípios da carta da terra,
—————